materiais recicláveis na construção civil
A utilização de materiais reciclados na construção civil é uma alternativa muito interessante e ecológica para um planeta mais sustentável , além de ajudar o Meio Ambiente, é também uma alternativa mais barata para a construção de moradias.
Com o grande déficit habitacional no país (cerca de 8 milhões de moradias), temos a necessidade imediata de buscar soluções para atendera essa grande demanda. Como a maior parte dessa demanda está concentrada entre as famílias com renda inferior a dois salários mínimos (cerca de 80% de toda necessidade habitacional do país), é necessário que se desenvolvam métodos de construção com um custo menor.
A cada dia são lançados novos produtos com conteúdos reciclados. Eles estão tanto nos insumos - brita e areia reciclada que podem ser de ATT (Áreas de Transbordo e Triagem dos Resíduos da Construção Civil), PET ou cana-de-açúcar – como nos produtos de acabamento: pisos elevados em polipropileno, isolantes acústicos e térmicos de PET, tapumes e telhas de embalagens longa vida e tubo de creme dental, carpetes, madeiras plásticas, perfis e caixilhos de alumínio reciclado, entre outros.
Estima-se que a construção civil seja responsável por até 50% do uso de recursos naturais em nossa sociedade, dependendo da tecnologia utilizada, o entulho se apresenta de forma solida, com características físicas variáveis, que dependem do seu processo gerador, podendo revelar-se tanto em dimensões e geometria já conhecidas dos materiais de construção, como em formatos e dimensões irregulares: ou seja pedaços de madeira ,argamassa, concretos, plásticos, metais ,etc. Os resíduos surgem em áreas e tempos diferentes durante o processo de construção e a mistura ocorre nos equipamentos e transportes de entulho. Restos de alimentação e seus recipientes depositados pelos trabalhadores do setor de lixo doméstico depositado nas caçambas de coleta do resíduos por vizinhos das obras