Reciclagem de resíduos na construção civil
Construção Civil para confecção de tijolo ecológico reciclado.
Matéria: Saneamento Básico
Prof. Claudio Scheidt Guimarães
Curso: Engenharia Civil
Série: 09 NA
Grupo:
José Augusto Ferraz – RA 29400077
Cristiano Ferreira dos Santos – RA 29490155
Robson Felício Soares – RA 29494319
• Introdução
O intuito desta pesquisa tem como base o projeto para confecção de tijolos ecológicos reciclados utilizando os resíduos gerados na construção civil como uma boa alternativa para solucionar o problema de falta de destinação para tais resíduos. A aplicação dos resíduos da construção civil destaca-se principalmente pelo aproveitamento do mesmo, que tem como consequência a preservação do meio ambiente. A preocupação com resíduos de maneira geral, e principalmente a reciclagem de resíduo de construção e demolição, é recente no Brasil, onde ainda está em discussão uma legislação mais abrangente sobre resíduos e o Programa Brasileiro de Reciclagem ainda não saiu do papel.
A construção civil nos últimos três anos é um dos setores da economia que mais cresceram no Brasil com expectativa de crescimento de 5,2% segundo o Sindicado da construção civil do Estado de São
Paulo (Siduscon-SP).
Diante desse novo cenário de expansão o entulho produzido e sua destinação devem ser repensados e reavaliados para minimizar ao máximo os danos causados ao meio ambiente.
Novas alternativas estão em curso em estágio probatório incentivadas inclusive por órgãos públicos como a Caixa Econômica Federal que está premiando novas idéias que dêem destino ao entulho gerado pela industria da construção civil, estimando que cerca de 40 a 70% dos resíduos urbanos são provenientes da construção e demolição.
• Justificativa
A minimização do entulho gerado em um canteiro de obra requer que os processos construtivos estejam de tal forma estabelecida e que conduzam à execução das diversas etapas do cronograma físico de forma sincronizada, sem provocar