Macroeconomia + exercícios VASCONCELLOS E GARCIA
A Macroeconomia analisa o sistema econômico através de alguns fatores, são eles: renda e produtos nacionais, emprego e desemprego, nível geral de preços, balanço de pagamentos, taxa cambial, estoque de moeda e taxas de juros. Diferentemente da microeconomia, não estuda o comportamento dos mercados específicos, ela trata o mercado de produtos e serviços em um geral.
Os principais objetivos da política macroeconômica são:
Alto nível de emprego: Depois de uma crise de desemprego no ano de 1930, que gerou uma quebra na bolsa de Nova York, passou a existir uma preocupação com esse assunto;
Estabilidade de preços: Manter a inflação equilibrada para que não haja perda do poder de compra do dinheiro;
Distribuição equitativa de renda: Tem o objetivo de aumentar o poder de compra das classes menos favorecidas, gerando desenvolvimento econômico.
Crescimento econômico: Aumentar a renda nacional estimulando a atividade produtiva.
Para a consolidação desses objetivo, o governo utiliza alguns instrumentos de política econômica. São os seguintes:
Política fiscal: Arrecada (política tributária) e controla despesas (política de gastos) do governo através dos impostos.
Política monetária: Emissões de moeda, reservas compulsórias, open market, redescontos, regulamentação sobre crédito e tx. de juros, decisão do governo sobre o volume de moeda na economia.
Política cambial e comercial: Busca combater a inflação e o equilíbrio do setor externo da economia.
Política de rendas: É a política que interfere diretamente na formação de preços e salários através do governo.
A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:
Mercado de Bens e Serviços: Estabelece o nível de produção agregada, que depende da evolução do nível de emprego e da capacidade da economia e também do preços, que depende da procura dos agentes da economia.
Variável: Nível de renda e produto nacional, nível de preços, consumo agregado, popança agregada, investimentos agregados,