A renascença
HISTÓRIA
dayane moulaz de oliveira
A formação e o conceito do indivíduo na Renascença
JARU
2011-10-10
dayane moulaz de oliveira
A formação e o conceito do indivíduo na Renascença
JARU
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como importância mostrar quais as grandes mudanças que se pode observar na história e no trabalho do historiador desde a antiguidade do Renascimento, idade media e idade moderna podendo assim compreender as principais características da idade media e historiografia que estuda os seus temas.
DESENVOLVIMENTO
Quando falamos em Renascimento, destacamos a Itália devido à vanguarda do processo geral de urbanização. Entre a época medieval e a moderna, surgiu a Renascença, fato histórico que se caracterizou de um lado, pela necessidade de revisão do pensamento vigente, e de outro, pelo interesse no estudo da antiga cultura grega e romana.
Importantes acontecimentos provocaram a inquietação nos homens. A idade média foi da queda de Roma até a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453.
Idade Media pode ser entendida a partir de si mesma com a utilização de procedimentos que revelam ao menos em parte, a realidade vivenciada pelas pessoas.
Para a maioria das pessoas na idade media a expressão do pensamento ou do sentimento era informado pela religião e ordenado para fins religiosos, mas ainda, todo o instrumental - vocabulário, enquadramento do pensamento, normas estéticas e morais-era de natureza religiosa.
A idade média foi marcada pela diminuição da importância do estado, pois este era vivenciado de maneira autônomo dentro de casa senhorio. O pensamento do homem medieval na idade media é que a historiografia medieval aponta que os homens buscavam expor o plano divino através do desenvolvimento de uma historia dividida em épocas situada no tempo e espaço.
O passado para os pensadores medievais era entendido de forma evolutiva em que cada etapa do desenvolvimento humano