Remuneração como programa de incentivo
A remuneração pode ser definida como o conjunto de vantagens atribuídas a uma pessoa, como forma de retribuição por serviços prestados, para CHIAVENATO (2004) remuneração é a retribuição dada ao funcionário de acordo com o trabalho, dedicação e esforço pessoal desenvolvido por ele, através de seus conhecimentos e habilidades, podendo ser um pacote de recompensas quantificáveis que o empregado recebe pelo seu trabalho. Nas organizações a remuneração representa um forte incentivo para seus funcionários e associados, gerando motivação e eficiencia na apresentação de resultados. A empresa pode usar esse recurso para um maior engajamento, desenvolvendo em sua equipe um maior senso de compromisso e passando a valorizar a competitividade, produzindo assim, maiores resultados para a organização. A Remuneração Estratégica passou a ser uma grande aliada nas organizações como forma de manter talentos. Segundo (FERRÃO, 2009) (...) a remuneração é atribuída ao funcionário pelo esforço coordenado na adequada utilização de recursos conforme o trabalho, empenho e dedicação apresentado, utilizando-se de conhecimentos e habilidades para otimizar resultados.
Com a evolução no sistema de gestão, as empresas passaram a adotar novas formas de organização do trabalho, tornando os modelos habituais de remuneração ultrapassadas. Dessa forma, tornou-se necessário a aplicação de novos métodos em remuneração que enquadra-se na realidade atual das organização.
1. ASPECTOS DA REMUNERAÇÃO
1.1 Competitividade
A remuneração baseia-se na competitividade, levando os funcionários a percepção de que a empresa recompensará conforme resultados apresentados para a organização e por responsabilidades nas atividades desempenhadas dentro da organização.
1.2 Incentivo
Consiste em oferecer a seus funcionários incentivos em forma de premiações, participação em resultados ou bônus, de modo a beneficiar aqueles que apresentam maior contribuição para