Remuneração como fator motivacional
Claudia G. Rocha – RA: 210001
Idilene S. Nascimento – RA: 210014
Janaína V. Silva – RA: 210011
INTELIGENCIA EMOCIONAL E CONFLITOS NO TRABALHO
Trabalho acadêmico do curso de Pós Graduação em Gestão de Pessoas da disciplina de Psicologia Organizacional, sob a orientação do Professor Fernando Brasil.
GUARULHOS
2011
INTELIGENCIA EMOCIONAL E CONFLITOS NO TRABALHO
INTELIGENCIA EMOCIONAL:
É um conjunto de comportamentos, competências, crenças e valores que possibilita o desenvolvimento das habilidades e permite ao individuo interagir com outras pessoas.
CONFLITO: É o resultado da diferença entre a sua estrutura interna e a estrutura interna de outra pessoa.
CONTEÚDO DO CONFLITO:
São as emoções de cada pessoa envolvida em uma situação de conflito.
CULTIVAR A FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO:
Reconhecimento das emoções e controle dos comportamentos diante de uma situação de conflito.
NEGOCIANDO COM O OUTRO:
Ter uma visão geral das emoções e comportamentos das pessoas diante da situação permite quebrar o impasse por meio de um acordo que considera ambos os pontos de vista.
CONDIÇÕES QUE SE PREDISPÕEM AO CONFLITO
* Diferenciação de atividades: Crescimento da organização, formando subsistemas especializados e separação por grupos de trabalho que desenvolvem maneiras específicas de pensar, sentir e agir: passam a ter sua própria linguagem, objetivos e interesses. Esses objetivos e interesses diferentes ou até antagônicos – tendem a provocar conflitos.
* Recursos compartilhados: Geralmente os recursos disponíveis são limitados ou escassos e distribuídos proporcionalmente entre diversas áreas ou grupos da organização. Se um grupo ganha mais recurso, outro perde.
* Atividades interdependentes: O individuo ou grupo depende do outro para desempenhar suas atividades. A interdependência é quando o individuo ou grupo não pode realizar o seu trabalho sem que o outro faça o seu. Surgindo