Remoção biológica do Fosforo
1. A remoção de fósforo no tratamento primário depende de que fator?
Depende da forma do fósforo (se estiver na forma particulada) ou ainda se o teor de cálcio no efluente for suficiente para provocar a precipitação em fosfatos de cálcio. De modo geral
2. Qual a relação e a consequência entre os setores agroindustriais e os teores de fósforo?
Os setores agroindustriais preocupam os órgãos ambientais, principalmente os de criação de animais para o abate, por conta das altas quantidades de fósforo presente nos efluentes oriundos dessas atividades, sem a correta remoção do fósforo desses efluentes, eles podem atingir cursos d’água acelerando o processo de eutrofização de corpos receptores estagnados (lagos, lagoas e baías).
3. Quais os possíveis grupos bacterianos responsáveis pelo processo EBPR?
Quanto a microbiologia do processo, ainda pairam incertezas, a morfologia provável destes micro organismos são bastonetes curtos ou cocos, por um tempo creditou-se a capacidade de operar para as bactérias do gênero Acinetobacter, porem estudos revelaram que outros gêneros devem ser responsáveis pelo funcionamento,o desconhecimento desses micro-organismos deve-se a dificuldade de cultivo em lodo EBPR, mas estudos recentes apontam para bactérias do grupo Rhodocyclus (candidatus accumulibacter phosphatis), estudos demonstraram que essas bactérias possuem alta variabilidade.
4. Como a natureza do substrato influência na composição dos polihidroxialcanoatos intracelulares?
De acordo com a composição química e o aporte que o sistema venha recebendo, é possível que certas características do microorganismos sejam modificadas, e com isso também ocorre a modificação do composto.
5. Qual a vantagem e a desvantagem de se utilizar Etanol como fonte de carbono?
A vantagem principal é a facilidade de acesso a baixo custo do material. A desvantagem é que a biomassa necessita de uma aclimatação, o que pode render