eutrofizaçao dos lagos
O fósforo tem sido apontado como fator limitante para o controle desse processo em lagos e rios, enquanto o nitrogênio limitaria o fenômeno em estuários e águas costeiras. As principais fontes de fósforo estão relaci- onadas com produtos oriundos do desen- volvimento da sociedade moderna, como os detergentes sintéticos, os fertilizantes e os conservantes e alimentos consumidos, o que vem acelerando a ocorrência desse problema em todos os países do mundo.
Para o controle do processo de eutrofização, diversos países têm promul- gado recomendações e políticas que visam à redução do aporte de nutrientes nos corpos hídricos. Uma das mais importantes medidas de controle é a remoção desses nutrientes durante o tratamento dos esgo- tos. Essa operação era realizada , até a década de 70, Com a aplicação de produtos químicos, o que tornava o processo bastan- te caro. Entretanto, o desenvolvimento de processos mais baratos, que possibilitassem a remoção de nutrientes dos esgotos pela rota biológica era uma necessidade para enfrentar o crescimento do problema de eutrofização. Essa tecnologia vem sendo utilizada na recuperação do lago Paranoá em Brasília, em caráter pioneiro na América Latina.
30 Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento
O processo de eutrofização no lago Paranoá
O lago Paranoá foi formado em 1959, junto com a construção de Brasília, para servir como moldura paisagística para a nova cidade e propiciar alternativas de lazer e recreação para seus habitantes.
A cidade, planejada para abrigar cerca de 500 mil habitantes, superou todas suas
Figura 1: ETE Brasília Sul
Da
lmi
expectativas