Relógio de Batata
TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO
CAIO EDUARDO RIBEIRO DOS SANTOS, 02
FERNANDA CORREA MARQUES, 04
RICARDO TOMPOROSKI JACOBS, 09
4ª TII, VESPERTINO
RELÓGIO DE BATATA
RIO NEGRO
2014
INTRODUÇÃO
Estudar o funcionamento das células voltáicas e associações em série. Uma batata cortada pela metade, duas plaquinhas de cobre e duas plaquinhas de zinco, permitem a confecção de uma batateria capaz de acionar um relógio digital.
RELÓGIO DE BATATA
Como funciona um relógio movido à energia de uma batata? Coloca-se uma placa de cobre e outra de zinco no topo de uma batata ou em uma das metades de uma batata inteira e a mesma coisa em uma segunda batata ou na segunda metade, ligando com um fio de cobre a placa de zinco de uma das batatas a placa de cobre da outra batata e um fio de cobre da outra placa ate um relógio( isso em ambas as metades ou batatas) e a corrente elétrica gerada pelos componentes químicos da batata faz o relógio funcionar. A batata tem uma mistura de amidos, sais e água. O sal na batata interage com a água e libera íons. Íons são átomos que possuem uma carga elétrica. Sal libera dois íons eletricamente carregados; um íon de sódio com uma carga positiva e um íon de cloro com uma carga negativa.
As cargas elétricas positivas e as cargas elétricas negativas atraem umas às outras. A carga positiva do zinco vai atrair elétrons negativamente carregados. O cobre, com uma carga negativa, reage com o cloro no sal dentro de uma batata. Esta atração de cargas elétricas positivas e negativas gera o fluxo de corrente elétrica ou de eletricidade. Os modernos relógios digitais a cristal de quartzo requerem uma baixíssima intensidade de corrente elétrica para seu funcionamento. Se você tiver um bom microamperômetro poderá constatar que ela será algo como 1,5 x 10-6 A sob tensão elétrica (d.d.p.) de 1,35 V. É devido a isso que tais relógios podem funcionar com as