relogio digital
Marcos Cavalcante Meira1, José Diniz Neto2, Cláudio Galeno Queiroga Oliveira Lima2, Walmeran José
Trindade Júnior1, José Artur Alves Dias1, Ilton Luiz Barbacena1.
1
2
Professores de Engenharia Elétrica– IFPB. e-mail: mcmeira2006@gmail.com
Graduandos de Engenharia Elétrica -IFPB. Bolsistas do CNPq. e-mail: josediniz@ieee.org, claudiogaleno1@gmail.com.
Resumo: Pretende-se neste artigo abordar os princípios básicos de circuitos lógicos com a finalidade de elaborar o circuito de um relógio digital que utiliza portas OR, NOT, AND, NAND e NOR, e circuitos integrados dedicados de contadores e decodificadores BCD para 7 segmentos. Os resultados do sistema do relógio digital são obtidos a partir da simulação utilizando o software Multsim 11.0®.
Palavras–chave: Circuitos lógicos, portas lógicas, relógio digital
1. INTRODUÇÃO
O homem, através dos tempos, sentiu a necessidade da utilização de sistemas numéricos.
Existem vários sistemas numéricos, dentre os quais se destacam o sistema decimal, o binário, o octal e o hexadecimal (IDOETA, 2008).
O sistema decimal, utilizado diariamente pela sociedade, é composto por dez algarismos que possibilitam a formação de infinitos números conforme a lei da formação. Os sistemas binário e hexadecimal são de grande importância para as áreas relacionadas à computação, entre outras áreas que também utilizam técnicas digitais.
No sistema binário há apenas dois símbolos ou valores possíveis para os dígitos 0 e 1. Esse sistema de base 2 também pode ser usado para representar qualquer quantidade que possa ser representada em decimal ou em qualquer outro sistema de numeração (TOCCI, 2011).
O embasamento teórico e prático são importantes tanto para os estudantes de cursos superiores quanto para os profissionais que já trabalham a certo tempo na área. O sistema do relógio digital é
fundamentalmente