resenha design de interiores e sustentabilidade
MOXON, Siân. Sustentabilidade no Design de Interiores: Para compreender as questões fundamentais. GG, 2012.
“As mudanças climáticas, a diminuição dos recursos naturais e a escassez de água são alguns dos problemas ambientais gerados pela atividade humana. Diante do grande impacto ambiental causado pela indústria da construção civil, todos os profissionais desse setor precisam reavaliar seus princípios e formas de atuação.
Através de uma atitude consciente e comprometida, o designer de interiores pode Enfrentar esses problemas ao assumir e promover a abordagem sustentável de seus projetos.” – Siân Moxon.
O capítulo três do livro aborda as opções sustentáveis dos sistemas de energia e água, de produtos e instalações para projeto de interiores, pois esses são os principais elementos a considerarem um projeto sustentável.
Segundo Moxon, as pessoas precisam se conscientizar o quanto antes, os recursos estão ficando limitados, o crescimento da população e seu consumo exagerado estão trazendo problemas quase que irreversíveis para o planeta.
A energia causa grandes consequências ambientais por ser a principal fonte de emissões globais de carbono. O consumo de água evidentemente uma influência direta na escassez desse recurso natural, contribuindo com a emissão de gás carbono. E quais as consequências? Os gases se acumulam na atmosfera, formando um cobertor de gases de efeito estufa em torno da Terra, prendendo muito calor na atmosfera. A Terra consequentemente se aquece, causando as mudanças climáticas e desequilibrando o ecossistema.
Neste capítulo a autora traz o passo a passo de projetos de baixo de consumo energético, aproveitando o máximo de luz natural, usando lâmpadas de baixo consumo, ou seja, várias estratégias eficientes para serem implantadas. Traz também um projeto de conservação de água, a vida útil dos materiais todo especificado, falando dos eletrodomésticos que economizam água, os medidores hidráulicos,