Relógio digital
RELATÓRIO DE ELETRONICA DIGITAL
RELÓGIO DIGITAL
CRICIÚMA, JUNHO 2013.
INTRODUÇÃO
Relógio Digital é um tipo de relógio que utiliza meios eletrônicos para manter as horas.
Relógios digitais são pequenos, baratos e precisos. Por isso, são encontrados associados a praticamente todos os aparelhos eletrônicos, como aparelhos de som, televisores, micro-ondas e celulares.
Ele utiliza um cristal piezoelétrico que gera pulsos elétricos a uma frequência constante (usualmente 50 ou 60Hz). Geralmente, as horas são exibidas através de um visor de LEDs.
OBJETIVO
Tem-se como objetivo utilizar os conceitos de Eletrônica Digital para desenvolver um relógio digital a partir do que foi explicado em sala de aula e compará-los com o projeto prático realizado no Proteus.
MATERIAIS UTILIZADOS
Para realização do projeto foram utilizados os materiais relatados abaixo:
CLOCK: É um sinal usado para coordenar as ações de dois ou mais circuitos eletrônicos. Um sinal de clock oscila entre os estados alto e baixo, normalmente usando um duty cycle de 50%, e gerando uma onda quadrada. Circuitos que usam o sinal de clock para sincronização podem se tornar ativos no ápice, na queda ou em ambos os momentos do sinal de clock.
Portas Lógicas AND e NAND: São dispositivos que tem seu funcionamento baseado no princípio de operação dos transistores quando em operação de corte (circuito aberto) e saturação (curto circuito – fechado). As portas lógicas possuem uma ou mais entradas e produzem uma saída que é uma função da(s) entrada(s) atual(is).
Uma porta é um circuito combinacional porque sua saída depende apenas da combinação das entradas atuais. O comportamento da porta AND é definido pela tabela verdade relacionada.
Flip Flop 74HC112: De forma geral podemos representar o flip-flop como um bloco onde temos 2 saídas: Q e Q', entrada para as variáveis e uma entrada de controle (Clock). A saída Q será a principal do bloco.