religião
PROFESSOR: P. ROMEU
DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir busca destacar algumas reflexões em relação entre o futebol e a religião em nossa sociedade. Não é de hoje que o Brasil deixou claro que é um país com grande diversidade cultural, ou seja, uma mescla de costumes e culturas e também que envolve o futebol e a religião. Por serem dois assuntos que é de grande influencia no país, será, portanto discutido em breve.
FUTEBOL E RELIGIÃO
A diversidade é uma das características mais marcantes do Brasil, ela pode ser percebida nas mais diferentes instituições sociais que compõem o país e se revela por meio de muitos caminhos. Sabe-se que o Brasil é formado pela mestiçagem entre africanos, portugueses e índios; devido a essa mistura, a cultura do país é permeada, principalmente, por práticas provenientes desses três povos.
Além disso, tem-se agregado costumes de outras nações em função de movimentos caros à globalização. Índios, portugueses e africanos foram os principais responsáveis pela construção do imaginário sobre quais aspectos marcaria a identidade do brasileiro. Dessa forma, sua figura é marcada pela mescla desses três povos.
Grande parte das religiões brasileiras, por exemplo, apresentam rituais que agregam costumes trazidos por esses três povos, de forma que elas carregam certo sincretismo em suas raízes. Quando os africanos foram trazidos para a colônia, como escravos, eles foram impedidos de continuarem a professar a fé que eles tinham nas entidades que compunham as religiões com as quais estavam acostumados a lidarem. De forma que a colônia praticamente os obrigava a se tornarem cristãos.
Para driblar essa imposição, os escravos começaram a infiltrar alguns de seus costumes no catolicismo, assim, muitas entidades adoradas por eles passaram a serem representadas na forma de santos católicos. Além disso, os africanos também passaram a manifestar sua cultura através de