religião
O Império Romano dominava a Roma e o Oriente Médio, e o imperador era adorado como um deus. Os judeus eles eram monoteístas, isso é acreditavam num único Deus, e havia em seus meio muitos profetas, e um dos profetas era chamado de Isaías que anunciou a vinda de um messias um salvador. Quando Jesus nasceu quem estava no poder era Otávio Augusto. Jesus nada escreveu, os que contaram sua vida e transmitiram seus ensinamentos foram os seus discípulos. No evangelho de Lucas e de Mateus contam como foi o nascimento de Jesus.
Jesus era descendente do rei Davi, e seu nascimento foi cercado de milagres. Não se sabe muito sobre a infância de Jesus, a não ser um episódio de quando ele ainda tinha 12 anos onde Jesus avia desaparecido mas deixando Maria e José preocupados, o menino estava conversando com os mestres e doutores da lei judaica, e estes estavam admiradíssimos com sua sabedoria.
Jesus cresceu ao lado de Maria e de José, ajudando o pai na carpintaria. Quando completou 30 anos, saiu de casa e foi dedicar-se á sua missão, que durou apenas 3 anos. Jesus conquistou muitos discípulo. Jesus andava, pelos montes, á beira dos lagos, com uma túnica simples e cabelos longos. Jesus curava os cegos, os paralíticos, os leprosos; acolhia as criancinhas, os velhos, os homens e as mulheres.
Os discípulo o seguia com admiração, Jesus multiplicou 5 pães e 2 peixes: sem que ninguém pudesse explicar, Jesus curava apenas com um olhar seu, ás vezes com um só toque de suas mãos ou suas vestes. Jesus dizia ás pessoas que perdoassem umas ás outras, que jamais se vingassem do mal que tivesse recebido e ajudassem o próximo sem querer nenhuma recompensa. As multidões seguiam Jesus pedindo-lhe curas e bênçãos. Mas alguns judeus começaram a se incomodar com os