Robert Gilpin
Capitulo 2
Três ideologias da economia política
3 Ideologias
Liberalismo
Marxismo
Nacionalismo
Gilpin entende por “ideologias” como “sistemas de pensamento e crenças com os quais [os indivíduos e os grupos] explicam (...) como funciona o seu sistema social, e que princípios ele testemunha”.
Essas três ideologias conflitam em torno do papel e do significado do mercado na organização da sociedade e da economia.
As três ideologias diferem no modo como concebem as relações entre sociedade, Estado e mercado.
Paradigma= ideologia
O nacionalismo (ou mercantilismo, como foi conhecido originalmente), presume e advoga o primeiro da política sobre a economia.
Privilegia o Estado e afirma que o mercado tem o dever de estar sujeito aos interesses estatais.
O Liberalismo, presume que, pelo menos do ponto de vista ideal, economia e política ocupam esferas diferentes.
O Marxismo sustenta ser a economia a condutora da política. Os conflitos políticos nascem da luta entre classes sociais a propósito da distribuição da riqueza, e só cessarão quando o mercado e a sociedade de classes forem eliminados.
A PERSPECTIVA LIBERAL
A teoria econômica liberal está comprometida com o livre mercado e com um mínimo de intervenção estatal.
A teoria politica liberal tem um compromisso com a igualdade e a liberdade individuais, embora também possa haver uma diferença de ênfase. Aqui estamos interessados primordialmente no componente econômico da teoria liberal.
O liberalismo já assumiu muitas formas – tivemos o liberalismo clássico, neoclássico, keynesiano, monetarista, austríaco, das expectativas racionais etc.
Todas as formas do liberalismo econômico estão comprometidas com o mercado e com os mecanismos dos preços como o meio mais eficiente de organizar as relações econômicas internas e internacionais. Com efeito, o liberalismo pode ser definido como uma doutrina e um conjunto de princcípios para