Trabalho
2 No decurso deste século ocorreram grandes mudanças no sistema ocupacional.
O aumento das ocupações não manuais em detrimento dos manuais foi particularmente importante. Hoje em dia muita gente acredita que se está a passar por uma mudança da economia industrial para uma economia do conhecimento, na qual ideias, informação e formas de conhecimento são o suporte do crescimento económico.
3 Uma característica específica do sistema económico das sociedades modernas
Reside no desenvolvimento de uma divisão do trabalho muito complexa e diversificada. A divisão do trabalho significa que o trabalho está dividido em diferentes ocupações que requerem uma especialização. Um resultado deste facto é a interdependência económica: estamos todos dependentes uns dos outros para manter as nossas vidas.
4 A produção industrial tomou-se mais eficiente com a introdução do Taylorismo ou gestão científica - a crença de que todos os processos industriais podem ser divididos em tarefas simples que podem ser cronometradas e organizadas. O Fordismo estende os princípios da gestão científica à produção de massa asso ciada aos mercados de massa. O Fordismo e o Taylorismo podem ser encarados como sistemas de pequena responsabilidade que maximizam a alienação do trabalhador face ao trabalho. Um sistema de grande responsabilidade permite aos trabalhadores controlarem o seu ritmo de trabalho e até mesmo a sua natureza.
5 Nos anos mais recentes as práticas fordistas têm sido substituídas por técnicas operacionais mais flexíveis em muitos países industrializados. O termo pós-fordismo é utilizado por