Religião
Introdução
Com este trabalho pretendemos aprofundar os nossos conhecimentos acerca das diversas religiões e da forma como estas estão presentes das nossas vidas e no nosso quotidiano.
A religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
As religiões reúnem pessoas em comunidades com valores e objectivos comuns.
Budismo
O Budismo é um dos fenómenos mais antigos do mundo e é a quarta maior do mundo. O Budismo não é propriamente uma religião mas sim uma filosofia de vida visto que o centro das suas crenças é o próprio homem e é baseado ensinamentos dados por Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda ("O Iluminado").
Buda é reconhecido pelos adeptos como um mestre iluminado que compartilhou as suas ideias para ajudar os seres a alcançar o fim do sofrimento chegando assim ao Nirvana. O Yoga é o principal exercício para alcançar a purificação absoluta.
As escolas budistas variam sobre a natureza exacta do caminho da libertação, a importância e autenticidade de vários ensinamentos e, especialmente as suas práticas. Entretanto, as bases das tradições e práticas são as Três Joias: O Buda (como seu mestre), o Dharma (os ensinamentos) e a Sangha (a comunidade budista). Encontrar refúgio espiritual nas Três Joias é, em geral, o que distingue um budista de um não-budista.
2101215220345
Os três pecados principais do Budismo são:
A ganância (simbolizada pelo porco)
A ilusão (simbolizada pelo galo)
O ódio (simbolizado pela serpente)
Os principais símbolos do budismo são:
A Roda da vida (simboliza o renascimento)
O templo budista (lugar culto para os budistas)
O Bonzo (nome dado aos monges budistas)