religião
Os livros históricos ocupam a maior parte do antigo testamento. Neles podemos ver a historia de Israel e do judaísmo, desde a conquista de Terra Prometida até quase à época do novo testamento. É uma interpretação de acontecimentos a partir da fé, e ao serviço dos problemas e interesses de situações bem determinadas.
Podemos dividir em três grupos:
1. Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1e 2 Reis. Formam um relato mais ou menos continuo apresentado à história do povo desde a conquista da terra até o exílio na Babilônia. Estes livros nos mostram que a história de Israel depende da atitude que o povo toma com a aliança com Deus. Se o povo é fiel á aliança, Deus lhes concede a bênção, que se concretiza do dom da terra e na prosperidade. Se o povo é infiel, atrai sobre sim mesmo à maldição, que se traduz em fracasso histórico é perda da terra.
2. 1 e 2 crônicas, Esdras, Neemias, Relatam o tempo dos pós exílios babilônicos até meados do séc. III a.C. A preocupação básica é organizar a comunidade depois do exílio na Babilônia. podemos ver toda a historia do povo, a fim de fundamentar a vida da comunidade judaica e a sua forma de governo, guiada pelo culto no Templo de Jerusalém.
3. Ester. Este livro é um romance. A sua intenção é apresentar modelos particulares de vivencia e aplicação da fé dentro de situações difíceis, principalmente as enfrentadas pelos judeus fora da sua terra.
4. O livro de Tobias foi escrito cerca do ano 200 a.C. apresenta a historia de um judeu justo é fiel a Deus, mostrando que a verdadeira sabedoria, o caminho para a felicidade, consiste em amar a Deus e obedecer a sua vontade aconteça o que acontecer.
5. Judith. Os três primeiros capítulos descrevem os mecanismos de dominação das grandes potencias. nos capítulos 8 e 9, a figura de Judith sugere dois símbolos que se complementam: a mulher corajosa que vai em defesa do seu povo oprimido, e o próprio povo que renova a sua força e fé.