religião
Foi a época de Confúcio e talvez de Lao-Tsé, na China; de Zoroastro , na Pérsia ; de Gautama, o Buda , na Índia ; do maior dos profetas hebreus, chamado o segundo Isaías ( Isaías 40 -55) ; e de Pitágoras , na Grécia.
É possível que o aparecimento de civilizações que se diziam universaisdesse origem a religiões universais ; ou então as novasreligiões eram uma reação às tensões nas sociedades existentes e à necessidade de uma saída espiritual e uma fé que transcedesse um politeísmo supersticioso. De qualquer forma, o movimento em direção a única realidade espiritual coincidiu com a procura dos pensadores gregos de um princípio único que explicasse o mundo material.
Entre as principais religiões monoteistas ( que acreditam em só Deus) do mundo estão o Judaismo , o Cristianismo ( que se divide em três ramos - Catolicismo , protestantismo e Igreja Ortodoxa) e o islamismo . Das religiões politeístas orientais (que cultuam vários deuses), destacam-se o hinduismo , o budismo , o confucionismo , o xintoísmo e o Taoísmo . O xamanismo está presente na Ásia , na Oceania e na América do Norte. No Brasil são importantes ainda a Umbanda e o Candomblé , cultos de origem africana e o espiritismo, em especial a corrente Kardecista.
DEFINIÇÃO DE RELIGIÃO - Crença na existência de um ou vários seres superiores que criam e controlam o cosmo e a vida humana e que, por isso, devem ser comum o reconhecimento do sagrado e da dependência do homem para com poderes sobrenaturais. A prática religiosa tem por objetivo prestar tributos e estabelecer forma s de submissão a esses poderes. A adesão a uma religião implica a freqüência a seus ritos e a observância de suas