Religião
Nessa parábola Jesus fala sobre um fariseu e um publicano.
O fariseu nada mais era do que um religioso, e o fariseu conheciam a lei de Moises de cor e salteado, conhecia a palavra de Deus, mas não conhecia ao Deus da palavra, e esse tipo de pessoa vivia de aparência, o fariseu gostava de se sentar nos primeiros lugares nas sinagogas, ele se vestia de forma diferente de modo que qualquer que olhasse pra ele de imediato o reconheceria, o fariseu muitas vezes manipulava a palvra de Deus para o seu prório interrese para seu beneficio. Então a imagem do fariseu é ligada a hipocrisia.
Do outro lado nos temos o pubricano, que era nome dado aos cobradores de impostos. Esses publicanos eram destestados pelos judeus pelo fato de muitas fezes estarem envolvidos em corrupção e fraudes cobrando das pessoas alem do que deviam. Outro detalhe é que esses cobradores de impostos eram na maioria das vezes judeus que trabalhavam para o imperio romano.Então a imagem do prublicano era ligada a imagem de uma pessoa pecadora.
E como vemos no texto o primeiro o fariseu não pede nada somente se engrandece, fala das suas virtudes e diminui o outro, enquanto o outro o pubricano reconhecia o seu estado e a sua falha e suplicava por misericórdia, e Jesus nos diz que esse o publicano sai dali justificado por Deus.
Então aprendemos com essa parábola coisas que servem todas as áres da nossa vida. A primeira e que não devemos nos exaltar como esse fariseu, não devemos nos engradecer, isso não agrada a Deus, a bíblia nos fala sobre um Rei chamado Nabucodonosor que temia a Deus, porém esse rei se engrade e foi castigado por Deus. Outra coisa tbm é que não é pelo muito fazer que agente consegue agradara Deus, por mais que agente ache que esteja em sintonia com Deus ou fazendo a vontade dele, as vezes não o estamso