Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados
1. Introdução
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados.
O principal objetivo de um SGBD é proporcionar um ambiente tanto conveniente quanto a eficiente para a recuperação e armazenamento das informações do banco de dados.
Sistemas de banco de dados são projetados para gerir grandes volumes de informações. O gerenciamento de informações implica a definição das estruturas de armazenamento das informações e da definição dos mecanismos para a manipulação dessas informações. Também um sistema de banco de dados deve garantir a segurança das informações armazenadas contra eventuais problemas com o sistema, além de impedir tentativas de acesso não autorizadas. Também se os dados são compartilhados por diversos usuários o sistema deve evitar a ocorrência de resultados anômalos.
2. Por que Sistemas de Banco de Dados
Um Sistema de processamento de arquivos convencional onde, registros permanentes são armazenados em vários arquivos e diversos programas de aplicação são escritos para extrair e gravar registros nos arquivos apropriados, podem ser apropriadamente gerenciados pelos sistemas operacionais existentes. Mas, estes sistemas apresentam numerosas desvantagens: • Inconsistência e Redundância de Dados: Como arquivos e programas normalmente são criados e mantidos por diferentes programadores, em geral é comum que os arquivos possuam formatos diferentes e os programas estejam escritos em diferentes linguagens de programação. Além disso, a mesma informação pode estar repetida em mais de um arquivo.
• Dificuldade de Acesso aos Dados: Normalmente em um sistema de processamento de arquivos comum, quando existe uma necessidade de uma relação de empregados, por exemplo, segundo uma determinada condição, se esta
situação