Religião no sul do brasil
Nos Estados do sul, existe uma grande diversidade religiosa, como mostram pesquisas realizadas por todo Brasil.
No Paraná, cerca de 70% dos habitantes são católicos, mas muitos desses católicos praticam algum culto de origem africana.
Em Santa Catarina também predomina a religião católica, pois foi considerado o 8° estado católico do país sendo o primeiro a frente de Minas Gerais que por sua história é um estado muito religioso.
O povo gaúcho tem uma quantidade de católicos e protestantes, dentro da média de outros Estados conforme estatísticas, mas a porcentagem de religião africana é muito significativa, alguns dizem que a Bahia é no Sul. O professor Ricardo Mariano, doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, assegura que “não há nenhum estado brasileiro que tenha maior proporção de adeptos dos cultos afro-brasileiros do que no Rio Grande do Sul”.
Mas o que ainda predomina no RS é a diversidade religiosa, pois é o estado onde tem municípios com mais católicos, mais evangélicos, mais umbandistas, mais islâmicos e mais mórmons do país. E com uma curiosidade, o Rio Grande do Sul tem a capital mais judaica e a única cidade brasileira em que os sem religião superam os seguidores de uma crença. Essa grande diversidade religiosa é revelada pelo censo do IBGE de 2010. Por isso é o primeiro estado brasileiro a ter um Comitê de Diversidade Religiosa. A intenção do governo com o novo órgão é promover o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas e disseminar a cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções.