Estudante
ESCOLA DE ARTES E HUMANIDADES
FUNDAMENTOS DE COMUNICAÇÃO 1
ALBERTO RODRIGUES CARON
BRUNA SILVESTRE DOS SANTOS
RENATA OLIVEIRA DA SILVA
STEPHANIE BORDIM NEGRI
A MÍDIA E SEU PODER SIMBÓLICO NA SOCIEDADE DE CONSUMO
SÃO PAULO
2012
ALBERTO RODRIGUES CARON – 8060663
BRUNA SILVESTRE DOS SANTOS - 6771850
RENATA OLIVEIRA DA SILVA - 7967982
STEPHANIE BORDIM NEGRI - 7967609
A MÍDIA E SEU PODER SIMBÓLICO NA SOCIEDADE DE CONSUMO
Trabalho complementar as aulas pertencentes à matéria de
Fundamentos da Comunicação.
Orientadora: Profª Drª Jane Marques
SÃO PAULO
2012
INTRODUÇÃO
O objetivo prioritário das informações que seguem é realizar uma análise acerca do poder simbólico que as marcas exercem no cotidiano da sociedade como um todo. E para essa análise buscou-se relacionar teoricamente esses fatos abordados na pesquisa com o conteúdo apresentado em aula e os textos “Sobre o Poder Simbólico” e “Comunicação e Contexto Social” que serviram de base para a mesma. Primeiramente se buscou embasar a pesquisa analisando-se a mídia como um todo e o poder que ela exerce na sociedade atual, chamada sociedade de consumo.
Posteriormente, é relevante deixar claro que, para a pesquisa ser realizada, o conceito de marca foi relacionado não apenas com produtos, mas expandiu-se também para serviços e para pessoas que agregam valor a algum produto com seu nome/marca. Mais explicitamente, foram abordados dois cases de grande sucesso na sociedade atual: a Rede Globo e o Neymar.
De fato se tenta mostrar o poder simbólico que a Rede Globo tem em incutir na mente e na vivência da maioria das pessoas os conceitos que lhe forem mais convenientes. Nesse caso abordaremos tanto os aspectos positivos que isso causa à sociedade, como também, os aspectos negativos, alienadores.
Com relação ao Neymar se discutiu a questão do licenciamento de marcas, onde celebridades e pessoas