religião do irã
A maioria dos iranianos é muçulmana, pertencendo 90 a 94% da população ao ramo xiita do islã, que é a religião oficial do Estado. O Irã conta com de 4 a 8% de muçulmanos sunitas, ramo ao qual pertence à maioria dos muçulmanos no planeta. As formas de islão xiita que hoje predomina no Irão é o xiismo duodecimano. Embora sempre tenham existido xiitas no Irã, até ao século XVII a população era na sua maioria sunita. A explicação para esta mudança foi os Safávidas (Império Iraniano que estabeleceu o xiismo como religião oficial do Irã durante sua dinastia).
O restante da população, são seguidores de outras religiões, incluindo Baha'is, Mandeístas, Yarsanis, Zoroastrianos, Judeus e Cristãos
A constituição iraniana reconhece três minorias religiosas: os zoroastrianos, os judeus e os cristãos. e têm assentos reservados no parlamento.
Algumas religiões nos pais , que não reconhecidas pelo estado são alvos de perseguição desde a revolução de 1979 (onde de uma monarquia autocrática transformou-o em uma republica islâmica)
A Constituição da República Islâmica reconhece o Islamismo, o Cristianismo, o Judaísmo e o Zoroastrianismo, mas determina como religião oficial do Estado apenas o Islamismo possuem Três assentos entre os 270 do Parlamento são reservados aos três cultos não-islâmicos. Por outro lado, cargos oficiais importantes são reservados apenas para os muçulmanos. Todos os membros de religiões minoritárias, incluindo os muçulmanos Sunita, não podem ser eleitos como Presidente da República. A Constituição do Irã, autoriza a liberdade de culto, mas em outros artigos os juízes são autorizados a determinar sentenças de acordo com a tradição e os decretos religiosos islâmicos.