Resenha do Livro - Um Rumor de Anjos - Peter Berger
Peter Ludwig Berger é um sociólogo americano nascido na Áustria, em 17 de Março de 1929, conhecido pela sua enorme contribuição à sociologia da religião como também à sociologia do conhecimento. Sua formação iniciou-se no Bacharelado em artes, continuando seus estudo na área de sociologia na universidade “The New School” em Nova York. Além de ter trabalhado por muitos anos na área docente de diversas universidades nos Estados Unidos como também na Alemanha, e mais recentemente como Professor de Sociologia e Teologia da Universidade de Boston, Berger se tornou diretor do “Instituto para o Estudo da Cultura Econômica” em 1985, que posteriormente se tornará no “Instituto da Cultura, Religião e Relações Globais”. Sua mais importante obra, em coautoria com Thomas Luckmann, é “A Construção Social da Realidade: Um Tratado na Sociologia do Conhecimento”, considerado uma das mais influentes obras no campo da sociologia no tema de construcionismo social.
Iniciando o primeiro capítulo, o autor começa a problematizar o conceito, o termo de “sagrado”, a partir de estudos e teses apresentada por historiadores da religião, antropólogos culturais, exegetas, teólogos cristãos, entre outros. Historiadores da religião e antropólogos culturais procuram apresentar o termo “sobrenatural”, como um “sistema fechado da «natureza», racionalmente compreensível, e num mundo misterioso” (p.14). Já os teólogos cristãos e os exegetas vão para outra direção, criticando a incapacidade do termo em explicar o caráter histórico da experiência religiosa de Israel, ou até mesmo ofensivas as implicações de afirmação do mundo, que resultam da doutrinária cristã. Já Rudolf Otto, historiador da religião, irá apresentar a ideia do sagrado como um fenômeno totalmente diferente dos fenômenos humanos ordinários.
Durante toda a construção desse capítulo o autor apresenta o foco central da crise presente no campo teológico, explicando que esse fato