religiao
FISIOTERAPIA – MA19
PROFESSOR: Ermano Rodrigues
ALUNA: Rosicleide Lima de Paula
DATA: 07/11/14
RELATÓRIO Protestantismo
Os seus princípios fundamentais são: a salvação pela graça de Deus mediante a fé e o reconhecimento da Bíblia como autoridade suprema e o sacerdócio comum de todos os fiéis.
Iniciou-se no fim da Idade Média, nas grandes navegações, fundada por Martinho Lutero, que se indignava com a prática corrupta de uso da fé para enriquecimento.
As principais ideias da reforma protestante eram: religião pessoal e interior, justificação pela fé, Bíblia como regra de fé.
Era definida como movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões, tendo mais força na Alemanha, Suíça e Inglaterra.
No luteranismo, Martinho Lutero critica costumes clericais. E havia a Reforma Católica, que consistia em medidas para conter o avanço do protestantismo.
O calvinismo é a teoria da predestinação absoluta e o Anglicanismo surgiu a partir de um atrito entre o rei da Inglaterra e o papa.
Ecumenismo
É o esforço em favor da unidade entre as igrejas cristãs. Ela se divide em: Catolicismo, Ortodoxia e Protestantismo.
Surgiu a partir da Conferência Missionária Mundial, na Escócia em 1910. A principal expressão atual: Conselho Mundial de Igrejas.
A motivação original foi uma reação contra as múltiplas e profundas divisões existentes no cristianismo. Cada grupo tem sua autonomia. A denominação protestantes alcançou acordo preliminar sobre suas igrejas, formando uma comunhão de convenção, na qual cada denominação iria aceitar os ministros e sacramentos dos outros.
A igreja cristã entrou para a história ecumênica de protestantes de católicos.
Ecumenismo é um modo de fortificar os cristãos para que, unidos, cooperem mais ativamente para a vitória da vida.