religiao
As manifestações religiosas estão presentes no cotidiano de todas as pessoas em todo o mundo, e de forma direta ou indireta somos afetados por suas influências. Destacaremos seis grandes religiões mundiais: Judaísmo, Islamismo, Budismo, Hinduísmo, Cristianismo e Espiritismo, para analisarmos de forma panorâmica, que tipo de influências elas exercessem sobre indivíduos de todas as partes do planeta, em diversas áreas de sua vida. Observamos que nações inteiras são influenciadas no âmbito socioeconômico, por suas crenças e costumes. Essa influência fica evidenciada e caracterizada por práticas do nosso dia-a-dia, que algumas vezes nos passam despercebidas.
Quem nunca questionou ou parou pra pensar no grande número de feriados religiosos que temos. Seja nacional, estadual ou municipal, o feriado religioso influencia diretamente a vida do brasileiro, com viagens, passeios, mudança de hábitos e quebrando rotinas. Na economia, tais feriados podem atuar negativa ou positivamente, pois grande parte do comércio fecha as portas deixando de vender e consequentemente têm prejuízos; uma indústria parada produzirá menos naquela semana e toda uma cadeia econômica é afetada por essas paralisações. Por outro lado, o feriado, age de forma positiva para os que dependem do comércio de artigos religiosos, como velas, imagens, ervas, entre outros. Também o chamado “turismo religioso” com suas romarias (Catolicismo) e peregrinações (Islamismo), movimentam a economia de grandes e pequenas cidades que dependem do investimento financeiro provenientes da fé dos adeptos e da curiosidade de turistas.
Outro fator importante que podemos destacar é a influência na mudança de hábitos como o uso de roupas e adereços de religiões como o Hinduísmo, em especial no cenário feminino, influenciando a moda e favorecendo o crescimento de lojas especializadas nos usos e costumes das religiões; como também em