Religiao
Engenharia Civil
Cultura Religiosa
Prof. Roberto Alves
Aluno: Orlando F. de Moura Jr.
COMENTÁRIO SOBRE O PLANO DE CURSO
Considero importante a abordagem disciplinar sobre o estudo da religião enfatizando seu estado cultural. O homem é um ser religioso, portando, desde os primórdios da humanidade este busca um contato espiritual, sendo este contato com um Deus, animais, forças da natureza, etc.
O enfoque na formação do ser humano e da sociedade é um principio extremamente importante em qualquer área acadêmica, pois apesar de nosso instrumento de trabalho, como engenheiros civis seja materiais e estruturas, desenvolveremos relações interpessoais entre funcionários e clientes.
Outra questão bastante discutida entre engenheiros é a responsabilidade com questões ambientais e a melhor utilização dos recursos naturais disponíveis na natureza. Esta questão envolve vários fatores sociais e econômicos que muitas vezes invibializa a preservação ambiental.
Temas como o niilismo, amor, eutanásia, aborto e manipulação genética, violência, corrupção, drogas; tão evidentes nos dias hodiernos, irão contribuir para nossa concepção de mundo e sociedade nos fazendo questionar o que é licito, viável e justo perante os homens.
A religião como fé nos denota que esta é o contrário do conhecimento, fruto da confiança, da crença, da intuição de algo, mas também em parte, da falta de conhecimento.
Mas, na medida que evolui a ciência e o pensamento, o conhecimento vai substituindo a fé. Substituir não é anular, é apenas dar melhor entendimento.
Outra questão abordada e que está bastante em voga, é com relação ao preconceito e a intolerância. Temos ainda muito a aprender com as diferenças sociais e intelectuais, temos de saber respeitar as diferenças, não é aceitar, mas sim ter respeito para que possa também ser respeitado. Vamos lembrar que o desrespeito e a intolerância gera violência, que assim gera morte, e com isso acaba com muitas