Religiao
Fonte: O Estado de São Paulo
[pic]
Há razões práticas que podem convencer o empresário a resistir à tentação de escolher um nome somente bonitinho como marca de seu negócio. Um nome incompatível com a personalidade do produto ou empresa pode complicar o poder de atração.
Qual o nome e a marca ideais para lançar novos produtos ?
JOBSON LEMOS
Do significado de cores e formas à relação que cada um tem com alguns nomes, tudo pode servir para estabelecer vínculo entre o que se quer vender e os possíveis compradores. Não existe um nome que seja bom ou ruim para seu empreendimento ou produto. O que há, segundo coordenador-adjunto do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fiesp, Luiz Fernando Lucas, são escolhas certas ou erradas de acordo com o contexto no qual a empresa está inserida. "O ideal é manter o foco no cliente e na imagem que ele tem de você."
As impressões que ficam na memória dos consumidores têm uma série de relações sutis. Mas isso não é algo que se perceba apenas com um golpe de vista, garante Lucas.
As empresas especializadas em desenvolver marcas e encontrar a melhor identidade possível para companhias e produtos trabalham com pesquisas de opinião e de mercado para estabelecer as melhores estratégias para cada situação.
Contar com a sorte ou apelar para o instinto quase nunca trazem um grande resultado. "Você não pode contar com o fator milagre na estratégia de uma marca", diz Lucas. Sócio da Meglio, que orienta empresários e novos empreendedores na formação de uma marca, ele ressalta que não basta um logotipo e um nome. Marca é mais que isso. Ela é o conjunto de impressões, lembranças e sensações que o consumidor tem ao entrar em contato com a empresa ou produto.
Na prática, as empresas e seus produtos se apresentam com uma identidade corporativa à clientela. Isso se estende além do simples registro de um símbolo no papel. Tudo conta para a formação dessa identidade, do atendimento à fachada da sede, da resposta