Cultura popular
1-Que fenômenos cotidianos ajudaram o Brasil a reinventar as imagens sobre seu povo, na década de 50?
2- Fale sobre a arte engajada da esquerda:
Artistas relacionados:
Antônio Batista de Sousa, mais conhecido como Antônio Poteiro, (Nascido em Portugal, iniciou-se na vida artística como artesão, produzindo cerâmicas para o uso doméstico, máscaras e bonecos, de onde adveio o "Poteiro" de seu nome artístico. Mudou-se para Goiânia, onde permaneceu até a sua morte.
ARTISTA | | | Ana do Baú
Vale do Jequitinhonha - MG |
|
Em 1927, nasce Ana Fernandes de Souza, na comunidade de Campo Alegre, no município de Turmalina, região mineira do Vale do Jequitinhonha. Ana fez suas primeiras peças de barro observando o trabalho das vizinhas. Suas obras são de tamanhos e temáticos variadas: mulheres gordinhas e sorridentes, com "rolinhos" no cabelo, galinhas com suas ninhadas, vacas com bezerros e demais situações do dia-a-dia. Em suas esculturas, chama à atenção a forma como desnaturaliza as cenas do cotidiano, envolvendo-as numa atmosfera quase fantástica. |
Benedito José dos Santos nasce em 1937, em Maceió, AL. Aprende a ler sem mestre. Transfere-se aos 15 anos de idade para Recife (PE), onde se inicia como escultor entalhando figuras inspiradas nas formas de raízes e troncos de madeira, que encontra ao acaso. Especializa-se na feitura de imagens sagradas e de santos. Dotado de grande refinamento estético, produz obras em estilo inconfundível. REFERÊNCIA LEDA, Maria de Barros Guimarães. Módulo 25: Arte e Cultura Popular. Organizadoras Sheila Maria Conde Rocha Campello e Leda Maria de Barros Guimarães. Editora: Leda Maria de Barros Guimarães. 60p.