Cultura popular
APARECIDA Maria
Resumo
A cultura popular está associada ao povo, geralmente a parte excluída da sociedade. Por ser uma manifestação natural de quem a produz ela não está vinculada ao conhecimento científico, planejado, e sim ao aspecto vulgar ou espontâneo das emoções individuais e coletivas de uma comunidade. A manifestação popular é uma eclosão de sensações que partem da inspiração de acontecimentos locais e rotineiros. No entanto, essas manifestações têm enfrentado a homogeneização imposta pela cultura erudita e principalmente pela cultura de massa, que insiste em mecanizar a cultura brasileira, tornando-a sem vida, sem valor humano, oca de sensações, naturalidade e conhecimentos ímpares de determinado grupo social ou comunidade. Por isso, esta pesquisa busca entender quais são as formas de valorização das práticas culturais populares abordando os aspectos da economia, da globalização, da cultura de massa e da tecnologia por meio de estudos de análise bibliográfica.
Palavras-chave: Cultura Popular. Globalização. Tecnologia da Informação. Desenvolvimento local. Identidade e Patrimônio Cultura.
1. INTRODUÇÃO
Neste mundo liquido moderno onde tudo muda de forma o tempo todo, principalmente devido a importância excessiva que se dá aos meios tecnológicos e a indústria cultural, pouco se houve falar da cultura popular, principalmente nos grandes centros urbanos. Mas é sabido que ela é elemento fundamental para a formação da identidade de um povo. E o Brasil é um país com uma enorme diversidade cultural, um estoque inesgotável de conhecimentos e sabedorias populares que se manifesta de mil formas, com materiais muito diversos, em objetos igualmente ou mesmo infinitamente variados: na culinária, no artesanato, nas festas, na dança, no falar, o que o torna tão especial aos olhos dos estrangeiros. Neste sentido, um dos objetivos desse artigo é mostrar que as influências das culturas de outros povos na