Relevo C Rstico
Lagoa Santa.
Tema: Relevo Carstico no Município de Lagoa Santa.
Treme: Karst in the municipality of Lagoa Santa
FACULDADE UNA BETIM - MG - BRASIL.
Iudes Castro1
Lucas Romário1
Luis Fernando Brugnaro Jardim1
Marcos de Oliveira Costa1
Marcos Siqueira1
Rogério Oliveira1
Luiz Carlos da Cruz2
Resumo
O estudo foi realizado na Gruta do Lapinha, localizada no Parque Estadual do Sumidouro e está inserida na área de proteção ambiental da APA-Carste de Lagoa Santa.
O estudo foi realizado com o proposito de avaliar os possíveis impactos ambientais na região, com a função de integrar a hidrogeologia a avaliação de impacto ambiental em uma análise sistemática e conclusiva no que se predispõem ambos os assuntos.
Palavra chave: Impacto ambiental, Relevo Carstico, Minas Gerais, Lagoa Santa, Gruta.
Abstract
The study was conducted in Lapinha Cave, located on State Park Sinkhole and is located in the area of environmental protection APA-Lagoa Santa Karst.
The study was conducted with the purpose of assessing possible environmental impacts in the region, with the function to integrate the hydrogeology environmental impact assessment in a systematic and conclusive in that predispose both subjects.
Key Word: Environmental impact, karst, Minas Gerais, Lagoa Santa, Cave.
Introdução
Com uma população de 45 mil habitantes (2007), Lagoa Santa localiza-se na região central de
Minas Gerais, a 35 km de distância da capital mineira, Belo Horizonte, sendo uma das 34 cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com informações da Prefeitura local, o município de Lagoa Santa foi fundado em
1773 por Felipe Rodrigues, tropeiro viajante que se estabeleceu no local.
Primeiramente chamou-se de Lagoa Grande e Lagoa das Congonhas do Sabarabuçu. O nome atual do município originou-se através da cura milagrosa que ocorreu com Felipe, após banhar suas feridas na Lagoa, passando então, a ser chamada de Lagoa Santa.
O