MATERIAL TEORICO SOBRE ARE
1- RECEITAS
As Receitas correspondem às vendas de produtos, mercadorias ou prestação de serviços.
São exemplos de Receitas: Receitas de Vendas de Mercadorias; Receitas de Vendas de Produtos; Receitas de Prestação de Serviços; Descontos Obtidos; Aluguéis Ativos; Juros Ativos, etc.
1.1-Receitas operacionais e não operacionais
Receitas operacionais são todas aquelas realizadas e diretamente relacionadas com a natureza do negócio de uma empresa.
Por exemplo, o negócio de uma empresa comercial é vender mercadorias, o título “receita de vendas” já indica sua atividade. Se o objeto social da empresa é a prestação de serviços, o título “receita de serviços” também já indica a sua atividade.
2- DESPESAS
As Despesas representam o sacrifício ou esforço da empresa para se obter Receita. Todo consumo de bens ou serviços com o objetivo de gerar Receita é considerado Despesa. O consumo de materiais, por exemplo, é considerado uma Despesa. Neste caso, no ato em que o material dá entrada no Almoxarifado, o valor é contabilizado como bem no Ativo Circulante, e quando o mesmo é requisitado por alguma área para ser consumido, o valor do bem é transferido para Despesa.
2.1 Despesas operacionais e não operacionais
As despesas operacionais são todos os gastos desembolsados ou provisionados que se relacionam, diretamente, com o objeto social de uma empresa. Por exemplo, uma organização cujo objeto social seja a comercialização de calçados, os salários e encargos dos funcionários da loja e administração estão relacionados diretamente com o objeto do negócio, são necessários para gerar receitas para a atividade, então são despesas operacionais.
Despesas não-operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa, como aquelas relacionadas com a venda de bens do ativo permanente e a baixa do respectivo valor residual do bem.
3- CONTABILIZAÇÃO DAS CONTAS DE RESULTADO.
DESPESA:DEBITA=