Releitura pedro alvares cabral
RAYSSA CAVALCANTE ARRUDA
TRABALHO DE HISTÓRIA
São Luís
2012
RAYSSA CAVALCANTE ARRUDA
A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
(RELEITURA)
São Luís
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Segundo historiadores, chegavam ao Brasil em 22 de abril de 1500, 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. O caminho foi descoberto após tentativas frustradas de encontrar uma nova rota para as Índias onde estava centralizado o comércio das especiarias. Portanto, tal “descobrimento” aconteceu durante o período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
As primeiras impressões sobre a terra brasileira foram descritas através de uma carta escrita pelo escrivão Pero Vaz de caminha. Nela, Pero Vaz de Caminha discorre acerca do descobrimento do território (na época denominado pelos portugueses de “Terra de Vera Cruz”). Datada de primeiro de março de 1500, relata minunciosamente ao Rei e amigo (ROSA, 1999), Dom Manuel I, a situação encontrada nas novas terras, bem como a presença de selvagens no novo território e seus respectivos costumes.
Mesmo depois da descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização no continente europeu. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto este comércio lucrativo era realizado, no Brasil era explorado por Portugal o extrativismo do pau-brasil. Toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa.
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por