Antonio lobo Antunes
António Lobo Antunes é um dos maiores escritores portugueses vivos, ele também é cronista e Médico. Nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal, no dia 1 de Setembro de 1942. Filho de uma família da alta burguesia, é o mais velho de seis irmãos, todos com carreiras distintas na medicina, jurisprudência, arquitetura e diplomacia, licenciou-se em Medicina, optando pela especialidade de Psiquiatria.
Ao longo da etapa final da Guerra Colonial portuguesa, em Angola, ele foi convocado para servir no Exército como tenente médico, de 1970 a 1973. A experiência enquanto oficial do exército na guerra do ultramar marcou profundamente os seus primeiros romances, que foram Memória De Elefante (1979), Os Cus De Judas (1979) e Conhecimento do Inferno (1981), todos biográficos, abordando as vivências da Guerra.
Voltando para Portugal, ele exercitou seu ofício no Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda, na capital portuguesa. Em 1980, decidiu participar um pouco mais ativamente na política, tornando-se militante da Aliança Povo Unido (APU), organizada no interior do Partido Comunista Português.
Aos poucos foi abandonando a psiquiatria para se dedicar totalmente à atividade literária.
Lobo Antunes se tornou imediatamente em um dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos, no âmbito nacional e internacional.Todo o seu trabalho literário, com o passar dos anos, tem sido utilizado para os mais diversos estudos, acadêmicos, e de vários prêmios, nacionais, por exemplo, por duas vezes, o Grande Prêmio de Romance e Novela da Associação Portuguesa, em 1985com o "Auto dos Danados", recebeu o seu primeiro prêmio e internacionais; entre estes, destacam-se o Prêmio Jerusalém de Literatura, recebido em 2005e o Prêmio Camões, em 2007, considerado “o mais importante prémio literário de língua portuguesa”.
Em 2010, ele se casou com Cristina Ferreira Almeida, mas já foi casado com Maria José Fonseca e Costa, com Maria João Bustorff e Isabel Risques
Foram 34 obras publicadas, a