Relações Sindicais
O olhar sobre a primeira globalização vem das primeiras viagens de descobrimento e conquista. A primeira globalização(do colonialismo) se caracterizou pela ocupação territorial. A segunda globalização começa no fim do século XX(conhecido como o século das revoluções) marcada pela fragmentação dos territórios.
No vídeo, Milton Santos apresenta o mundo de forma globalizada, mas real. Diz que devemos considerar pelo menos a existência de três mundos. O primeiro, o mundo como nos fazem ver, ou seja, a globalização como fábula. O segundo, seria o mundo tal como ele é, a globalização como pervesidade. E o terceiro, o mundo como ele pode ser, uma outra globalização.
A globalização está muito relacionada com o território. Um grande exemplo é o da empresa Boeing, a maior fábrica de aviões do mundo. Onde o modelo Boeing 777 recebe componente de 322 fornecedores de 38 países e suas três milhões de peças são fabricadas por 1700 intermediários em 37 nações de onde prosseguem para o edifício industrial.
A globalização tem feito com que países produzam mais alimentos do que o necessário, assim deixando em estoque e fazendo com que os mais pobres não tenham acesso aos alimentos básicos e sobrevivam de forma desumana.
No Brasil, as consequências da globalização estão relacionadas ao seu crescimento acelerado. A economia brasileira é exposta ao mercado internacional, pois o Brasil tanto importa como exporta produtos, tornando o país bastante ativo no mercado internacional e possibilitando a chegada de novos produtos no mesmo. Toda essa movimentação pode causar danos à economia brasileira, pois em muitos casos os produtos importados possuem preços muito baixos em relação aos nossos, levando a falência de muitas empresas e consequentemente à muito desemprego. Outro motivo do alto índice de desemprego no Brasil é que com a globalização muitos estrangeiros bem qualificados se dirigem ao Brasil e o que mais as empresas buscam, como