relações sindicais
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS
Atividade Colaborativa
Nome: Ana Carla P. Ramos RA: 1299882904
02/06/2013
São Bernardo do Campo – SP
INTRODUÇÃO
A existência de sindicatos é de fundamental importância no mercado de trabalho porque, representam os trabalhadores coletivamente.
O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalhadores. 23550242
A instituição sindical, data do século XVI na Europa, e desde princípios deste século, no Brasil. Consagrada por lei em quase todos os países ocidentais. A única função do sindicato é “representar os interesses dos trabalhadores" sob determinada jurisdição, visando o seu bem estar. As restrições adotadas pela ação sindical são determinadas pelo ambiente socioeconômico, pelo sistema político, pela educação e pela ideologia dos detentores do poder. Assim, nos Estados Unidos e no Brasil, a função do sindicalismo é a mesma, mas de formas diferentes. O sindicato está proibido de se comprometer com outros movimentos sociais ou mesmo trabalhista. Os diversos países ocidentais aderem de maneira diferenciada ao conceito de "jurisdição". Os sindicatos representam os trabalhadores e acertam contratos de negociações coletivas e da todo suporte necessário aos trabalhadores. Na década de 80, observou-se na economia brasileira uma estagnação das atividades econômicas e altas taxas de inflação que comprometia o rendimento médio dos trabalhadores e isso modificou a atuação sindical. Nesse período, utilizaram-se os principais instrumentos agressivos de negociações: Greves por tempo indeterminado; Paralisações temporárias; Acordos demorados e intransigentes. .
FUNDAMENTOS DO DIREITO DO TRABALHO. NOÇÕES BÁSICAS SOBRE A EVOLUÇÃO