linguagens
PASSO 1: Fazer a leitura sobre as ligações químicas e sobre os compostos inorgânicos do PLT de Química
PASSO 2: Comentário
O Alumínio e o Aço são metais distintos e temos que considerar as vantagens e desvantagens de cada material em questão:
O aço tem a vantagem da resistência mecânica, seu baixo custo e sua disponibilidade abundante na natureza (ferro e carbono), no entanto tem a desvantagem de sua alta densidade, acarretando o alto peso do material e a facilidade da oxidação (ferrugem).
Por sua vez, o Alumínio apresenta a baixa densidade, a flexibilidade, e a oxidação quase nula como vantagens, porém tem a desvantagem de ter um processo produtivo de alto custo.
Portanto, o uso do alumínio ou do aço deve ser avaliado particularmente para cada projeto, considerando a relação custo-benefício de cada material.
PASSO 3: Analisar o esquema da obtenção de materiais a partir da bauxita.
Produtos podem ser obtidos a partir da bauxita?
o sulfato de alumínio; o alúmen de potássio; o aluminato de sódio; o cloreto de alumínio anidro; o cloretos básicos de alumínio; o carboxilatos de alumínio; o zeólitas.
• Escrever o nome das substâncias inorgânicas que aparecem no esquema e classificá-las em ácidos, bases, sais ou óxidos.
o Al(OH)3 – Hidróxido de alumínio – base o Al2(SO4)3•xH2O – Sulfato de alumínio hidratado – sal o KAl(SO4)2•12H2O - alúmen de potássio – sal o Na[Al(OH)3] - aluminato de sódio – base o Al2O3 – Óxido de alumínio – óxido o AlCl3 – Cloreto de alumínio anidro – sal
• Escolher 4 compostos obtidos a partir da bauxita e relacioná-los com a sua utilização nos processos industriais.
O sulfato de alumínio hidratado, Al2(SO4)3•xH2O, é o segundo composto de alumínio de maior importância industrial, depois do óxido. Atualmente, o sulfato de alumínio substitui, em quase todas as áreas de aplicação, o alúmen de potássio. Sua maior aplicação (Ca. 2/3 da produção) é no tratamento de