Relações Raciais no Brasil
O Presente texto trás uma discussão de termos e conceitos que ao falarmos em negros brasileiros são os mais utilizados. Para essa discussão foram escolhidos teóricos de conhecimentos de diversas áreas que abordam as relações raciais. Também destaca a importância dos movimentos socias, em especial o Moviemento Negro, que nos trás nesse processo, denúncia e reinterpretação da realidade social e racial em nosso país.
Essa discussão dependendo do conhecimento e do posicionamento político, causa uma descordância ou até um desentendimento, entre autores, intelectuais e militantes com teórias e ideológias diferentes.
Também envolve o esclarecimento, onde negros e pardos são colocados em uma mesma categória racial, a de negros.
Identidade
Para esse conceito Philip Gleason(1980), afirma que, ainda não conseguimos ter uma resposta satisfatória à pergunta: o que é identidade?
Segundo Silva Moras(1993), ao analisar a identidade nos diz que a mesma só pode ser usada no plano do discurso e aparece como um recurso para a criação de um nós coletivo. A mesma diz que a identidade não é algo inato, ela é um fator importante nas relações e referências culturais dos grupos sociais. A ênfase da identidade resulta na ênfase da diferença, pois, busca a identidade de um grupo social a que mostra a diferença desse diante a sociedade.
O cientista social Jacques d’Adesky(2001), destaca que nenhuma identidade é construida no isolamento. É negociada durante toda a vida por meio do diálogo.
Identidade Negra
A identidade negra se constrói gradativamente. É entendida aqui, como uma construção social histórica, cultural e plural. Para construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que ao longo de sua história, ensinou aos negros, desde cedo, é preciso rejeitar a si mesmo, é um desafio que negros e negras brasileiros enfretam.
A construção dessa identidade, tem também papel importante no sentido político,a mesma também é construida na trajetória escolar, sendo assim a