Relações Etinico Raciais no Brasil
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PSICOLOGIA
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
Célia Rodrigues de Oliveira RA: C34GHC-6
Pâmella Swellen Machado Campinas RA: C3787A-1
Poliana Velozo Ribeiro RA: C3569A-2
Suellen Onofre RA: C3237D-7
Vanessa Ignacio Barros RA: C327JC-2
CAMPINAS
2015
Introdução
O conteúdo deste trabalho tem por objetivo apresentar estudos realizados pelo grupo sobre conceitos da diversidade étnico-racial no Brasil.
Pretendemos abordar de forma breve, questões sobre o racismo, preconceito e a discriminação, que tiveram como origem a teoria da Eugenia, de autoria de Francis Galton, que resumidamente defendia a tese de que tanto os indivíduos como os grupos ou etnias, herdavam de forma diferente a habilidade mental e física, ou seja, os filhos de pessoas inteligentes e fisicamente dotadas tendiam a ser também intelectualmente dotados e belos.
Apesar de tantos anos após a divulgação dessa teoria o preconceito e a discriminação são episódios ainda presentes dentro de nossa sociedade. Ações foram tomadas ao longo da história com o intuito de modificar o pensamento de que somos diferentes quando consideramos a cor da pele ou etnia.
Ao longo deste estudo compreendemos a importância das instituições políticas, culturais e educacionais como responsáveis em sociabilizar os seres humanos, pois é através da visão dos conteúdos históricos e atuais reproduzidos que os indivíduos começam a se manifestar, visto que a partir daí iniciam o processo de construção de identidade para formação dos seus valores éticos e morais.
Para entendermos melhor a relação étnico-social no Brasil, apresentaremos nas próximas páginas análises sobre as diversidades encontradas através da leitura e interpretação de artigo, reportagem, música e filme, além de considerarmos os conceitos vistos e aprendidos em sala de aula.
- Breve resenha de “Projeto Pombalino”, um artigo de Elisa Garcia.