Homofobia
PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
Trabalho de portfólio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Comunicação e linguagem, Psicologia da Educação II, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Educação e Diversidade: Relações Étinico-raciais.
Santa Cruz do Capibaribe
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 JUSTIFICATIVA 4 3 OBJETIVOS 5 3.1 GERAL 5 3.2 ESPECÍFICOS 5 4 DESENVOLVIMENTO 6 5 CRONOGRAMA 8 6 CONCLUSÃO 9
7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO O Plano de Ação: Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar abrem espaço para a inclusão da temática sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, conforme determina a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais que lhe dão suporte. De caráter interdisciplinar, envolve também a reflexão sobre a escola que tem como base determinadas concepções da sociedade e do indivíduo. Tomar consciência destas diferentes concepções nos permite oferecer um quadro de análise sobre a organização escolar. Em uma abordagem sociológica podemos encontrar duas concepções acerca da mesma. A primeira concepção centra a sua atenção sobre o sistema (sociedade),considerando que o indivíduo é determinado pelos condicionalismos do sistema. Porém a segunda concepção considera, que existe a necessidade de ter em conta a construção social da realidade, onde o indivíduo tem um papel ativo nessa construção. Nesse contexto a escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares e esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais.
2 justificativa
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam