Povo feliz
A HERANÇA CULTURAL PORTUGUESA NA TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL
Introdução
O Brasil é reconhecidamente uma nação multi-étnica, que consolidou em sua formação a curiosa mistura de elementos europeus, índios e africanos, e que culturalmente soube integrá-los como talvez nenhuma outra nação fez. A História do Brasil começa com a explicação da mescla de três raças: a branca, a indígena e a africana.
---HERANÇA CULTURAL E A TRANSFORMAÇÂO---
Lingua
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, falada por todos os habitantes do País. Difundida principalmente pelos padres jesuítas, o português era no início da colonização considerado língua geral na colônia ao lado do tupi(que foi banida por causa da grande quantidade de imigrantes da metropole), mais tarde o português fixou-se definitivamente como o idioma do Brasil. Das línguas indígenas, ele herdou as palavras ligadas à flora e à fauna (abacaxi, mandioca, caju, tatu, piranha), bem como nomes próprios e geográficos.
Religião
Outro importante legado português foi a religião católica, crença de grande parte da população brasileira. O catolicismo deixou no Brasil as tradições do calendário religioso, suas festas e procissões, tornando-se a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Atualmente, o Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais.
Folguedos (Festas Populares)
Além da língua e da religião, vários folguedos populares como o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi mostram grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa os seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, e muitas das lendas e jogos infantis como as cantigas de roda. Duas das festas mais importantes do Brasil, o carnaval e a festa junina, também chegaram no Brasil por influência dos portugueses.
* é importante citar que