Alvenaria Estrutural
•Vantagens
As vantagens mais imediatas da alvenaria estrutural são: a redução de custo e o menor prazo de execução. Estes fatores são muito positivos no atual cenário do mercado imobiliário, que está cada vez mais aquecido. É nesse contexto que aparecem as vantagens da alvenaria estrutural, por ser uma maneira simples, rápida e barata de se construir.
Utilizar blocos com diferentes resistências numa construção de alvenariatambém é um diferencial, mas os maiores ganhos do sistema estão relacionados com a racionalização oferecida ao construtor. É o que destaca o engenheiro civil e mestre em Estruturas da UFPR, Roberto Dalledone Machado. Segundo ele, grandes projetos podem ser elaborados em alvenaria estrutural visando à agilidade dos serviços na obra.
Se a construção empregar, por exemplo, pré-moldados de concreto (lajes, escadas e vergas) em composição com a alvenaria, a madeira e os carpinteiros podem ser dispensados do canteiro. Como os blocos vazados permitem a passagem das tubulações elétricas e hidráulicas, também não há necessidade de quebrar paredes. Portanto, a somatória dessas vantagens resulta em redução de desperdício de materiais e economia no uso de concreto.
•Desvantagens
Uma das desvantagens é que as paredes não poderão ser removidas futuramente. De acordo com o engenheiro da UFPR, essa é uma das principais limitações. “Se o projeto não for elaborado especificamente para alvenaria, deixa de ser compensador, porque a alvenaria pressupõe padronização”, avalia Dalledone.
•Curiosidades
A alvenaria estrutural é uma das formas mais antigas de construção empregadas pelo homem. Ao longo dos séculos obras importantes utilizaram esse sistema construtivo. Entre elas estão os blocos de pedra da Catedral de Notre Dame (Paris – 1250), o Parthenon construído entre 480 a. C e 323 a.C (na Grécia), a Muralha da China, construída entre 1368 e 1644. Já em 1950, surgiram as primeiras normas com procedimento de cálculos na Europa e América do Norte,