Relações públicas
TEORIA DE MASLOW
1° semestre Relações Públicas
Teoria de motivação – Maslow
Segundo o psicólogo Abraham Maslow, sua teoria consiste que o comportamento humano pode ser explicado através de suas necessidades e desejos. Quando uma necessidade é ativada, poderá ser considerado um estímulo à uma nova ação e impulsiona certas atividades do indivíduo. Baseando-se em tal necessidade, o comportamento do indivíduo será exposto. Para Maslow as necessidades são formadas através de fontes de motivação.
O comportamento motivado pode ser visto como um meio que o individuo possui para aliviar uma tensão, esta sendo agradável ou não, gerada pela presença de necessidade ou desejo. Baseado na teoria de Maslow, é possível entender da seguinte forma: Um individuo ao efetuar uma compra, é motivado por uma tensão interna, motivada por uma necessidade. Após a compra a tensão é aliviada. Embora a necessidade seja o grande fator da decisão racional da compra, o desejo de grande parte emocional, desempenha um papel de suma importância no ato da compra. É facilmente perceptível que é possível deixar de comprar algo do qual não se deseja, mesmo que necessário e que também é viável comprar algo que desejamos, apesar de não necessitarmos.
A pirâmide de Maslow
Maslow explica o comportamento humano através de cinco níveis de necessidade que são postos de forma hierárquica.
Na base da pirâmide encontram-se as necessidades mais básicas, fisiológicas. Requisitos de sobrevivência, tais como alimentação, respiração, reprodução, descanso, abrigo, vestimenta. O segundo nível da pirâmide é o de segurança, atendidas as necessidades básicas o individuo procura a estabilidade, como por exemplo: segurança física pessoal, segurança financeira, saúde/bem estar, rede de proteção contra imprevistos. Em seguida na terceira parte da pirâmide encontra-se a necessidade social do homem, que consiste na indispensabilidade do homem de socializar-se com