Cinética química
Neste trabalho será apresentado a Cinética Química em sua teoria. Qual a importância do conhecimento da cinética e suas aplicações, qual os fatores que alteram a velocidade de casa reação entre outras coisas.
CINÉTICA QUÍMICA
Reação química é o encontro de átomos, radicais ou moléculas, na transferência de energia, no rearranjo das espécies do sistema, no rompimento de ligações e redistribuição dos elétrons, com conseqüente formação de novas ligações. É necessário tempo para que tudo isso ocorra. Todas as reações químicas se processam em um tempo que pode ser uma fração de segundo ou um período muito longo. A cinética química tem como objetivo estudar: velocidade das reações químicas, influência das condições experimentais e mecanismo das reações químicas. Velocidade de uma reação química é uma medida da quantidade de produto formado (ou de reagente consumido) por unidade de tempo. Mecanismo de uma reação química é a seqüência de etapas simples ou elementares que levam os reagentes iniciais aos produtos finais.
Quando uma reação química é estudada, é importante que se determine: Qual a velocidade com que a reação ocorre e até onde a reação pode avançar no sentido dos produtos.
A Cinética Química é o estudo das velocidades das reações químicas. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo. A + B C + D Reagentes Produtos O conhecimento da cinética é de grande importância, devido a suas aplicações:
Na físico–química, para o estudo das ligações químicas (energia de ligação, estabilidade de compostos).
Na química orgânica, para a determinação dos mecanismos das reações.
Em engenharia química, para o desenvolvimento de teorias