Poluição atmosférica
A preocupação com a qualidade ambiental é crescente ao longo dos anos, os impactos e conseqüências do desenvolvimento humano são temas presentes constantemente nos fóruns e congressos realizados por todo o mundo. É evidente que o sistema capitalista influência ativamente nas questões ambientais, exercendo impactos que se tornam mais expressivos e mais diretos na qualidade de vida dos seres vivos.
Como conseqüência dos processos produtivos que sustentam a economia do mundo moderno, a poluição é centro de discussões e estudos, e o seu controle é considerado indispensável para o desenvolvimento sustentável. De fato, para controlar a quantidade de poluentes liberados por uma fábrica ou um simples automóvel, é necessário identificar, e quantificar as substâncias liberadas, é onde entram as técnicas de amostragem, que fornecem os dados necessários para aplicar qualquer tipo de medida mitigadora.
É importante ressaltar que todo o processo de amostragem, o tratamento e o potencial poluidor de cada fonte são regidos por legislações específicas, que visam acima de tudo à preservação dos ecossistemas, e a manutenção da qualidade ambiental.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
A Poluição é alvo constante dos profissionais da área e cidadãos modernos devido ao grande impacto visual causado por essa, e claro, pelo impacto direto na qualidade de vida de cada cidadão.
A atmosfera é extremamente frágil, e pela constante divulgação dos problemas ambientais em meios de comunicação, como efeito estufa, buraco na camada de ozônio, entre outros, a preocupação se torna ainda maior, por parte dos leigos e dos profissionais deste meio.
De fato, a camada propícia à vida tem uma Espessura de, apenas, 14km. Menor que 0,11% do Diâmetro da TERRA. Um Volume de ar, em concentração respirável equivalente, apenas, a 0,3% do Volume da TERRA e pesquisas recentes revelam que somente 500 Usinas Termoelétricas de porte grande poluiriam todo ar respirável da atmosfera em apenas 700 anos, um dado