relações politicas
A maioria da população rural sobrevive da agricultura de subsistência, o que a torna vulnerável a estes desastres naturais. O HIV/SIDA continua a ser um problema de importância crescente e que já está a ter um impacto na economia e no desenvolvimento em todos os sectores.
Moçambique está altamente dependente da assistência internacional. A UE (Comissão Europeia e Estados Membros) é um dos principais actores no seio dos doadores, sendo responsável por cerca de 70% da ajuda ao desenvolvimento ao país. A UE, em estreita coordenação com os outros parceiros de cooperação, procura assegurar que a ajuda promove o desenvolvimento sustentável e produz benefícios a longo prazo.
A estratégia para a cooperação UE-Moçambique visa ajudar o país a realizar o seu plano de acção (Estratégia para a Redução da Pobreza) para reduzir a incidência da pobreza e promover um crescimento rápido, sustentável numa base mais ampla.O Documento de Estratégia Nacional UE-Moçambique para 2008-2013 foi assinado em Dezembro de 2007. O Programa Indicativo Nacional (PIN) tem um orçamento total de EUR 622 milhões para ajuda programável (envelope A). A CE aumentou em EUR 12.11 milhões a atribuição de recursos a Moçambique para necessidades imprevistas, em resposta ao forte aumento dos preços e aos efeitos macroeconómicos e sociais daí resultantes. Em 4 de Junho de 2009 foi assinada uma Adenda ao DEN pdf - 27 KB [27 KB] English