relações interpessoai
[1]O QUE É TRABALHO EM GRUPO?
O trabalho em grupo é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. É um momento de troca, em que a pessoa se depara com diferentes percepções, explica Stella Galli Mercadante. Os estudos sobre desenvolvimento intelectual do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, no início do século XX, atribuíram um papel preponderante às relações interpessoais no processo de aquisição do conhecimento. "Ao longo do século passado, pensadores como Piaget, Vigotsky e Paulo Freire mostraram que a aprendizagem depende de uma ação de mão dupla. E essa interação não se resolve pela mera passividade", diz Luis Carlos de Menezes, educador da Universidade de São Paulo. Daí a importância do trabalho em grupo.
(FONTE: educarparacrescer.abril.com.br)
[2]POR QUE APRENDER A ARGUMENTAR?
Seja em família, seja no trabalho, saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. E também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro. Todos nós teríamos muito mais êxito em nossas vidas, produziríamos muito mais e seríamos muito mais felizes, se nos preocupássemos em gerenciar nossas relações com as pessoas que nos rodeiam, desde o campo profissional até o pessoal. Mas para isso é necessário saber conversar com elas, argumentar, para que exponham seus pontos de vista, seus motivos e para que nós também possamos fazer o mesmo. (FONTE: a arte de argumentar, Antônio Suárez Abreu)
[3]O QUE É PRECONCEITO?
É uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade.
O preconceito é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros.
Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas