relações
INTERPESSOAI
S
Ementa:
Objetivos:
-
Reconhecer a importância das relações humanas no trabalho do enfermeiro assistencial e docente no ambiente terapêutico e no ambiente de aprendizagem. Identificar as relações interpessoais das quais o enfermeiro participa: equipe profissional, cliente e família, sabendo lhe dar com os seus sentimentos e com os sentimentos e necessidades do outro.
-
Relações humanas. A interação do enfermeiro assistencial no ambiente de trabalho.
Relação enfermeiro/cliente/família. Comunicação com o cliente. Ambiente de aprendizagem.
Profª Mônica
Alguns Conceitos
As relações humanas e o ambiente de trabalho que daí resulta e a criação de laços entre as pessoas são muito mais importantes para o aumento da produtividade do que as simples condições físicas e materiais do trabalho.
Envolve o conhecimento de relações internas do próprio EU. O auto conhecimento favorece o desenvolvimento de relações mais produtivas, facilitando o trabalho em grupo.
É essencialmente um processo interativo e didático (pessoa a pessoa) em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.
Não
há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes:
EU E OS OUTROS
O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, ou seja a sinergia.
Ou então tende a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando à desintegração de esforços e final dissolução do grupo.
Conhecimento de Si Próprio
O comportamento do ser humano agrega um complexo de situações abstratas oriundas do próprio ser, em aquisições passadas e presentes e da interação do ser com o