Nenhum
A dinâmica em grupo é um sistema no qual as pessoas interagem para produzir resultados.
O processo é a forma como as pessoas se comunicam e trabalham para realizar atividades. Os resultados são os produtos, serviços e ideias que o grupo fornece e os efeitos comportamentais sobre seus integrantes.
4.1 Pessoas
As pessoas trazem para grupo sua competência, experiência, formação, valores e personalidade. * Há dois fatores que se alteram com a passagem do tempo: a familiaridade das pessoas umas com as outras e sua experiência profissional. Quando um grupo se forma, as pessoas não estão familiarizadas, embora sua experiência possa ser extensa. * Com o passar do tempo, os dois fatores amadurecem: as pessoas se conhecem e podem tornar-se mais competentes em relação à tarefa. Porém pode tornar – se um grupo acomodado * Os grupos também se modificam como resultado da interação de seus integrantes e da alteração de sua composição: cada novo indivíduo que é admitido altera todo o equilíbrio existente. * Sempre que houver uma movimentação de qualquer tipo, mdam a dinâmica das relações interpessoai e a experiência profissional.
4.2 Processo O processo e a forma como os integrantes do grupo interagem para realizar a atividade nele compreende dois elementos principais:
Comunicação – os integrantes do grupo trocam informação e coordenam suas tarefas individuais.
Sentimento – compreendem emoções, interesses, valores, atitude e outras manifestações do comportamento emocional.
4.3 Resultado
Os resultados de um grupo podem ser avaliados por meio de diversos critérios. Para um grupo formal, a realização da tarefa é um critério importante. Para um grupo informa, um objeto importante é a convivência amigável. A definição de critérios permite orientar a avaliação para os resultados que são relevantes, fazer comparações com outros grupos e planejar atividades de desenvolvimento de